Lula considera fazer ligação para Trump nos próximos dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PTestá avaliando telefonar para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nos próximos dias.
Para diplomatas brasileiros responsáveis por organizar a comunicação, o gesto de Lula seria uma forma de contrastar com a atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que levou mais de um mês para reconhecer e parabenizar publicamente Joe Biden pela vitória nas eleições americanas de 2020. Bolsonaro, por sua vez, sempre foi um entusiasta apoiador de Trump.
Lula descartou viajar a Washington para participar da posse de Trump em janeiro. De acordo com a tradição dos Estados Unidos, os países são representados por suas missões diplomáticas, e, nesse caso, a embaixadora Maria Luiza Viotti será a representante do Brasil na cerimônia.
Da mesma forma que fez com Biden, Lula já declarou publicamente sua preferência pela vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata.
No Itamaraty, a vitória de Trump é encarada de forma tranquila, sem grandes surpresas, já que as pesquisas indicavam um cenário apertado. Sob condição de anonimato, diplomatas afirmam que não há "ansiedade" em iniciar diálogos com o novo governo, especialmente sobre questões importantes para o Brasil, como meio ambiente e comércio.