Presidente segue com dreno e aguarda novos exames de rotina
Um boletim médico atualizado, divulgado nesta quarta-feira (11), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PTestá “lúcido, orientado, conversando e passou a noite tranquilamente”.
Segundo a equipe médica, o chefe do Executivo, que permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTIdo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, “evoluiu de forma satisfatória no pós-operatório imediato, sem complicações”. O presidente ainda segue com o uso de um dreno enquanto aguarda a realização de novos exames de rotina.
Procedimento cirúrgico emergencial
Na noite de segunda-feira (09), após sentir um mal-estar, Lula foi levado ao hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Exames de imagem revelaram a presença de um hematoma de três centímetros em sua cabeça. O presidente foi então transferido para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10).
O procedimento, conhecido como trepanação, consiste na realização de um pequeno furo no crânio para drenar o sangramento. O neurocirurgião Mauro Suzuki, que faz parte da equipe médica responsável pelo cuidado de Lula, afirmou em coletiva de imprensa na terça-feira que essa intervenção é “relativamente comum” nesses casos.
Ainda não há previsão de alta hospitalar.