O Concurso dos Correios, realizado em dezembro de 2024, tinha previsão de divulgar os resultados na terça-feira (14/1), 30 dias após a aplicação das provas objetivas, conforme estipulado no edital do processo seletivo.
No entanto, como apurado pelo Metrópoles, o prazo foi ultrapassado, e os resultados ainda não possuem uma data definida para publicação. Mais de 1 milhão de candidatos aguardam a correção e um posicionamento oficial da organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
O que aconteceu?
O Concurso dos Correios ocorreu em 15 de dezembro de 2024, oferecendo 3,5 mil vagas. No total, 1.000.692 candidatos participaram das provas.
O edital especificava que os resultados seriam liberados 30 dias após a aplicação das provas objetivas, ou seja, na terça-feira, 14 de janeiro.
No entanto, na data prevista, o IBFC não divulgou os resultados e, até o momento, não apresentou justificativas para o atraso.
Os Correios informaram que os resultados serão disponibilizados "em breve" e preveem que o documento seja divulgado nos próximos dias, ainda em janeiro.
O IBFC não explicou a demora, limitando-se a afirmar que os resultados “provavelmente” não seriam publicados na terça-feira (14/1).
Participantes preocupados
Nas redes sociais, os candidatos que aguardavam ansiosamente os resultados expressaram sua insatisfação com o atraso.
“Os Correios atrasam as entregas e também os resultados do concurso. É a marca registrada deles”, criticou uma postagem.
“Parece que o resultado do concurso dos Correios está preso em Curitiba ou Cajamar”, ironizou outro usuário, fazendo alusão aos principais centros de triagem de encomendas no Brasil.
Uma participante demonstrou sua frustração: “Concurso dos Correios sem resultado até agora. Vou te dizer, é complicado fazer concurso neste país, total falta de comprometimento.”
Outro candidato também reclamou da falta de transparência: “Imagine prestar um concurso e a banca organizadora simplesmente não dá informações sobre o cronograma. No concurso dos Correios, parece que os resultados só serão revelados por meio de enigmas. Já passou um mês desde a prova e a publicação do gabarito preliminar.”