Com mais de 100 tipos distintos, o câncer pode se desenvolver em qualquer parte do corpo humano. A doença ocorre devido ao crescimento descontrolado de células, que podem se espalhar para órgãos e tecidos próximos.
Segundo um estudo realizado pelo Less Survivable Cancers Taskforce (Grupo de Trabalho para Cânceres Menos Sobrevivíveis), os cânceres mais fatais são: cerebral, esofágico, pulmonar, hepático, gástrico e pancreático.
De acordo com o grupo, esses tipos de câncer são mais preocupantes e, consequentemente, mais letais, devido à dificuldade de diagnóstico. Muitas vezes, os sinais são sutis ou comuns, o que leva à sua negligência.
A pesquisa indica que apenas 28% dos pacientes com esses cânceres são diagnosticados em estágios iniciais, enquanto para outros tipos de tumor, esse percentual é muito mais alto, chegando a 54%. O diagnóstico tardio dificulta o tratamento, reduzindo as chances de cura.
Para se prevenir, veja abaixo os sintomas de cada um:
Câncer de esôfago
Sendo o oitavo tipo de câncer mais comum no mundo, sua incidência em homens é cerca de duas vezes maior do que nas mulheres. Em entrevista anterior ao Metrópoles, o oncologista Marcos França, do Hospital Santa Marta, em Brasília, explicou que o primeiro grande sinal de alerta pode passar despercebido.
Câncer de pulmão
O tumor pulmonar é amplamente reconhecido por afetar principalmente fumantes. Em conversa anterior com o Metrópoles, a pneumologista Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), lamentou o fato.
"Sabemos que 80% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao consumo de cigarro. Não é que outros fatores como poluição e genética não tenham importância, mas se não fosse o tabagismo, incluindo vapes e cigarros eletrônicos, o câncer de pulmão seria bem menos comum", afirmou.
Câncer de fígado
Este tumor, muitas vezes, se manifesta de maneira muito agressiva e tem origem nas células do fígado. Os principais sintomas incluem:
- Perda de peso inexplicada;
- Falta de apetite;
- Sensação de plenitude após as refeições;
- Dor ou inchaço abdominal;
- Icterícia (amarelamento da pele e dos olhos);
- Coceira na pele;
- Cansaço excessivo e fraqueza;
- Febre com calafrios;
- Vômito de sangue;
- Fezes escuras ou negras;
- Urina escura.
Câncer cerebral
Dependendo do caso, o paciente pode retornar a uma vida normal após o tratamento. Os sintomas principais são:
- Dores de cabeça;
- Dores de cabeça intensas, acompanhadas de náuseas e vômitos;
- Convulsões;
- Perda de equilíbrio;
- Perda auditiva;
- Perda de sensibilidade (como não conseguir distinguir frio de calor);
- Alterações de humor;
- Mudanças na personalidade;
- Alterações na fala e dificuldade para articular palavras;
- Alterações visuais, como visão de pontos brilhantes ou flashes.
Câncer de pâncreas
Considerado um dos cânceres mais letais, isso ocorre devido aos sintomas silenciosos, que tornam o diagnóstico precoce mais difícil. Quando o câncer avança, o tratamento se torna menos eficaz. Os principais sinais incluem:
- Icterícia (amarelamento da parte branca dos olhos e da pele);
- Coceira na pele;
- Urina mais escura;
- Fezes mais claras;
- Falta de apetite;
- Perda de peso inexplicada;
- Constipação ou inchaço abdominal.