...

...

Após Glauber Braga ser cassado em conselho, Hugo Motta ignora PSol

Publicada em: 10/04/2025 16:16 - Notícias

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9 de abril de 2025), por 13 votos a 5, o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), acusado de quebra de decoro parlamentar. A acusação refere-se a um incidente ocorrido em abril de 2024, quando Glauber expulsou, com empurrões e chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBLGabriel Costenaro das dependências da Câmara.

Tentativas de contato sem sucesso

Após a decisão do Conselho, a líder do PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), tentou diversas vezes entrar em contato com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na tentativa de interromper o processo de cassação. Talíria afirmou que ligou para Motta pelo menos quatro vezes entre 17h e 17h30, além de enviar mensagens, mas não obteve resposta. Ela buscava que a Ordem do Dia fosse iniciada no plenário, o que suspenderia a sessão do Conselho de Ética. 

Reações do PSOL

Diante da falta de retorno, Talíria expressou sua insatisfação:

"É muito lamentável que não tenha sido atendida e que, diferentemente de outros dias, a Ordem do Dia não foi iniciada às 16h, conforme combinado no colégio de líderes. A democracia está sendo duramente atacada por esse parecer, e um precedente gravíssimo se abre nessa Casa."

Além disso, o PSOL anunciou que obstruirá as votações em plenário como forma de protesto contra a decisão do Conselho de Ética. A líder do partido classificou a decisão como "autoritária e absurda", afirmando que representa um ataque não apenas a Glauber, mas à esquerda e à democracia. 

Próximos passos

O processo agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJda Câmara, onde Glauber Braga poderá apresentar recurso. Caso o recurso seja rejeitado, a decisão final caberá ao plenário da Casa, que precisará de pelo menos 257 votos favoráveis para confirmar a cassação do mandato.

 

Enquanto isso, Glauber anunciou que iniciará uma greve de fome em protesto contra o processo de cassação, permanecendo nas dependências da Câmara durante todo o período.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...