...

...

As novas normas do Pix entram em vigor em novembro; fique por dentro

Publicada em: 18/10/2024 17:55 - Notícias

De acordo com o Banco Central (BC), as novas medidas permitirão que as instituições financeiras adotem ações específicas em situações de transações suspeitas ou que não se encaixem no perfil do cliente. A partir de 1º de novembro, o sistema de pagamentos Pix passará a contar com regras mais rigorosas para aumentar a segurança das transações e evitar fraudes.

 

Transferências que ultrapassarem R$ 200 poderão ser efetuadas apenas a partir de um telefone ou computador que tenham sido previamente registrados pelo cliente da instituição financeira, enquanto um limite diário de R$ 1 mil será estabelecido para dispositivos não cadastrados.

 

O BC esclarece que o cadastramento será exigido apenas para celulares e computadores que nunca tenham sido utilizados para realizar transações via Pix. Em relação aos dispositivos já utilizados, não haverá alterações.

 

Além disso, as instituições financeiras terão a obrigação de aprimorar suas tecnologias de segurança. Elas precisam implementar soluções de gerenciamento de fraudes que consigam detectar transações Pix que sejam atípicas ou inadequadas ao perfil do cliente, utilizando as informações de segurança que estão armazenadas pelo Banco Central.

As instituições também precisarão comunicar aos clientes, por meio de um canal eletrônico de fácil acesso, as precauções necessárias para prevenir fraudes. Além disso, elas deverão checar, ao menos a cada seis meses, se há registros de fraude nos sistemas do Banco Central.

 

Conforme informou o BC, essas iniciativas permitirão que as instituições financeiras adotem medidas específicas quando houver transações suspeitas ou que não se enquadrem no perfil do cliente. Isso inclui a possibilidade de prolongar o tempo para que clientes com indícios de suspeita realizem transações e, ainda, bloquear temporariamente os recebimentos via Pix.

 

Caso haja forte indício ou comprovação de fraude, as instituições poderão decidir por encerrar a relação com o cliente.

 

Pix Automático

Recentemente, o BC divulgou que o lançamento do Pix Automático está previsto para 16 de junho de 2025.

Desde o final do ano passado, está em desenvolvimento uma nova modalidade que tornará mais simples as cobranças recorrentes para diversas empresas, incluindo concessionárias de serviços públicos (como água, energia elétrica, telefonia e gás), instituições financeiras, escolas, universidades, academias, condomínios, planos de saúde, plataformas de streaming e clubes de assinatura.

 

Com o Pix Automático, o usuário poderá, por meio de seu celular ou computador, autorizar as cobranças automáticas. Os valores serão debitados de forma periódica, dispensando a necessidade de autenticação (como senhasa cada transação.

 

 

De acordo com o Banco Central, a implementação do Pix Automático também contribui para a diminuição dos gastos das empresas, tornando os processos de cobrança mais econômicos e reduzindo a inadimplência.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...