Cerca de 53% das pessoas acreditam que o consumo é essencial para manter sua dedicação como admirador. A cada mês, um fã brasileiro gasta quase R$ 200 com seu ídolo, conforme uma pesquisa inédita da Monks, marca operacional do grupo internacional de comunicação S4 Capital. Esse valor é cinco vezes maior que o gasto médio mensal dos brasileiros com cultura, que, segundo o IBGE, é de R$ 40.
No Brasil, 38% das pessoas se consideram fãs, seja de um ídolo da música, do esporte, audiovisual, como filmes e séries, ou até de games.
Para muitos brasileiros, os gastos são significativos: 53% dos entrevistados acreditam que o consumo é fundamental para manter sua devoção como fã e 37% acham que a dedicação pode ser avaliada pelo quanto se gasta em relação ao objeto ou ídolo.
Ao menos uma vez por ano, 30% dos fãs adquirem produtos oficiais de edição limitada, conforme a pesquisa. O estudo, realizado em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais floatvibes, também revelou um grande consumo de produtos e conteúdos feitos por outros fãs: 43% dos entrevistados preferem consumir produtos e conteúdos criados por outros “entusiastas”.
Janaína Blasquez, de 20 anos, é estudante de publicidade e propagada e fã da banda One Direction. Ela afirma que já gastou pelo menos R$ 3 mil com a banda. Segundo ela, outros jovens e amigos também expressam a importância do consumo relacionado ao seu ídolo.
Shows no Brasil e ingressos caros
De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), a vinda do cantor norte-americano Bruno Mars gerou cerca de R$ 102,7 milhões apenas com turistas que vieram do interior paulista e de outros estados para vê-lo. No Brasil, o ingresso mais caro para assistir ao show do artista custava R$ 1.250.
Anualmente, os turistas gastam, apenas em São Paulo, mais de R$ 2 bilhões em shows e festivais de música, segundo a SPTuris. Na cidade, estão previstos 93 shows para o segundo semestre do ano — ou seja, os fãs terão motivos para gastar com seus ídolos.
Para conhecer a Shakira em 2025, durante sua passagem pelo Brasil, os pacotes VIP ultrapassam R$ 15 mil. Mesmo assim, os ingressos do Meet and Greet se esgotaram rapidamente na pré-venda.
Felicidade em experiências com os ídolos
Para 55% das pessoas no país, a alegria de viver experiências relacionadas aos ídolos é a maior motivação para consumir conteúdos e produtos ligados a eles, conforme a pesquisa.
Para Janaína, os gastos não representam necessariamente sua conexão com os integrantes da boy band britânica, mas refletem a transição de sua adolescência para a vida adulta.
“Sou fã desde os 8 ou 9 anos e, por muito tempo, não tive meu próprio dinheiro. Nunca me arrependi de nenhum gasto relacionado à banda. Gosto de dizer que vim a este mundo para ser fã”, comenta em tom de brincadeira.
A estudante afirma que as despesas em itens e ingressos de shows relacionados aos seus ídolos são “uma forma de se sentir mais conectada, pois ainda é algo muito importante na minha vida”.
“Recentemente, gastei cerca de R$ 1 mil apenas em ingressos para os três shows das turnês solos dos membros do One Direction. Além disso, devo ter gastado mais uns R$ 300 comprando camisetas, bandeiras, bonés e roupas feitas por outros fãs.”
“Me considero fã; é toda a minha vida e praticamente a maior parte da minha personalidade se baseia nisso”, completa a estudante.