Valor da fabricante de semicondutores e chips de inteligência artificial (IAalcançou US$ 3,43 trilhões, superando os US$ 3,39 trilhões da Apple após o fechamento do mercado nesta terça-feira (5).
A Nvidia superou novamente a Apple e retomou o posto de empresa com maior valor de mercado nos Estados Unidos, conforme levantamento da Elos Ayta divulgado nesta terça-feira (5), após o encerramento das negociações.
O valor de mercado da fabricante de semicondutores e chips de IA atingiu US$ 3,43 trilhões, ultrapassando os US$ 3,39 trilhões da Apple.
As ações da Nvidia encerraram o pregão de terça-feira a US$ 139,91, registrando uma alta de 2,84%, enquanto os papéis da Apple fecharam a US$ 223,45, com um aumento de 0,65%.
Ambas as empresas estão listadas na Nasdaq, a bolsa de valores que concentra as principais companhias de tecnologia de Wall Street.
Desde o meio deste ano, as duas gigantes de tecnologia têm disputado o título de empresa com maior valor de mercado entre as companhias abertas.
A Nvidia já havia superado a Apple em cinco ocasiões: a primeira em 5 de junho de 2024, com US$ 3 trilhões; em 10 de junho de 2024, com US$ 2,99 trilhões; em 18 de junho de 2024, com US$ 3,33 trilhões; em 19 de junho, novamente com US$ 3,33 trilhões; e em 20 de junho, com US$ 3,21 trilhões.
**Apple alerta investidores**
Mais cedo, a Apple alertou os investidores de que novos produtos ou serviços da empresa podem substituir as ofertas atuais e não gerar a mesma rentabilidade do iPhone.
"A introdução de novos produtos, serviços e tecnologias pode substituir ou superar as ofertas existentes, o que pode resultar em receitas e margens de lucro menores, impactando negativamente o desempenho operacional e a saúde financeira da companhia", afirmou a Apple em seu relatório.
A gigante tecnológica também afirmou que não há garantia de que conseguirá gerenciar com sucesso as futuras introduções e transições de produtos e serviços.
Segundo a Apple, o êxito de seus lançamentos depende de diversos fatores, como desenvolvimento no prazo, aceitação do mercado e a capacidade de gerenciar os riscos associados a novas tecnologias.
Além disso, a Apple ressaltou que depende da fabricação de componentes e produtos, assim como de serviços logísticos fornecidos por parceiros terceirizados, muitos dos quais estão localizados fora dos Estados Unidos.