Michelle Bolsonaro, que está nos Estados Unidos representando o ex-presidente Jair Bolsonaro na posse de Donald Trump, compartilhou uma mensagem ao novo presidente americano. Por meio de suas redes sociais, ela desejou “sabedoria, discernimento e amor”.
O que aconteceu?
Jair Bolsonaro, cujo passaporte está retido desde fevereiro de 2024 devido a uma investigação sobre tentativa de golpe de Estado, tentou autorização para viajar aos Estados Unidos, alegando ter recebido um convite para a posse de Donald Trump.
No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, ao analisar o recurso, negou a devolução do documento de viagem do ex-presidente.
A defesa de Bolsonaro argumentou que ele havia sido convidado formalmente para o evento e recorreu da decisão. Moraes, porém, voltou a rejeitar o pedido, citando, entre outros motivos, o risco de Bolsonaro usar a viagem como pretexto para escapar da Justiça brasileira.
Embora Bolsonaro não tenha conseguido viajar aos EUA, seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, participaram da cerimônia representando-o.
No domingo, antes do jantar oficial de posse de Trump, Michelle e Eduardo Bolsonaro se reuniram com Javier Milei, presidente da Argentina, e sua irmã Karina Milei. Durante o encontro, Milei criticou o governo brasileiro pela ausência de Bolsonaro no evento. “[Bolsonaro] É meu amigo. Lamento muito que o regime Lula não o tenha deixado vir”, declarou.
Nas redes sociais, Eduardo e Michelle Bolsonaro registraram: “Satisfação encontrar com o Javier Milei e sua irmã, a secretaria-geral Karina Milei, pessoas que estão com uma moral tremenda aqui nos EUA e certamente junto com Trump eles poderão fazer realizações incríveis para argentinos e americanos.”