...

...

Bolsonaro: “Eleições em 2026 sem meu nome é negação da democracia”

Publicada em: 24/02/2025 17:09 - Notícias

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que a realização das eleições de 2026 sem sua participação representaria uma "negação da democracia". Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Em declarações recentes, ele desafiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma disputa eleitoral em 2026, criticou o Supremo Tribunal Federal (STFe negou a possibilidade de prisão após a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGRpor suposta tentativa de golpe.

 

Bolsonaro também comparou a situação do Brasil à da Venezuela, sugerindo que sua ausência nas eleições seria semelhante ao cenário venezuelano. Ele afirmou que "eleição sem a minha pessoa é negar a democracia no Brasil" e que "quem deve escolher seu representante é o povo, e não um ministro do TSE".

 

Além disso, o ex-presidente expressou preocupação com a possibilidade de permanecer inelegível, afirmando que, nesse caso, "não acreditaria mais no regime democrático". Ele destacou que não vê outro nome da direita para as eleições de 2026 e que sua inelegibilidade seria uma violação do devido processo legal.

 

Essas declarações ocorrem em meio a denúncias da PGR contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e formação de organização criminosa. Se condenado, ele poderá enfrentar até 20 anos de prisão, o que afetaria significativamente suas aspirações políticas futuras.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...