...

...

A embaixadora da Nicarágua saiu do Brasil antes de ser formalmente expulsa.

Publicada em: 08/08/2024 17:10 - Notícias

De acordo com funcionários da embaixada, a diplomata deixou Brasília na madrugada desta quinta-feira (8). Poucas horas antes de ser oficialmente expulsa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu, já havia partido da capital.

 

Funcionários da embaixada informaram à CNN que a representante nicaraguense viajou na madrugada de quinta-feira.

 

Pela manhã, o governo brasileiro anunciou sua decisão de expulsar a embaixadora. A medida foi tomada em resposta à expulsão do embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno de Souza, pelo presidente Daniel Ortega.

 

Espera-se que Breno de Souza deixe a Nicarágua ainda hoje. A CNN apurou que o Brasil deve manter um encarregado de negócios no país.

 

A expulsão de Breno de Souza ocorreu após sua ausência no aniversário da Revolução Sandinista, comemorado em 19 de julho. Ortega teria se sentido desrespeitado pela atitude do governo brasileiro. A decisão de expulsar o embaixador brasileiro foi comunicada na noite de quarta-feira (7). Relatos à CNN indicam que a relação entre Brasil e Nicarágua estava praticamente congelada nos últimos meses.

 

No ano passado, o Papa Francisco solicitou a Lula que intercedesse junto a Ortega em favor de bispos e padres sequestrados na Nicarágua, mas Ortega teria ignorado as tentativas de contato feitas por Lula.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...