Pesquisa da CNDL/SPC Brasil indica que 32% dos consumidores pretendem gastar mais neste Dia dos Pais em comparação a 2023.
Com a aproximação do Dia dos Pais, o comércio se prepara para um aumento significativo nas vendas, tanto em lojas físicas quanto nas plataformas digitais. Nesse cenário de alta demanda, é crucial comparar preços para economizar e tomar cuidados para evitar golpes, alertam especialistas.
De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDLe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 35% dos entrevistados planejam gastar o mesmo valor do ano passado, 32% pretendem gastar mais e 19% buscam reduzir seus gastos.
Para evitar problemas futuros, Aline Soaper, educadora financeira, aconselha que os consumidores se planejem antes de fazer compras.
"É fundamental elaborar um planejamento e definir quanto se pode gastar sem se endividar, pois, enquanto a data comemorativa passa, as parcelas aparecerão na fatura do cartão de crédito", afirma. Ela sugere optar por presentes menores pagos à vista e evitar parcelar as compras se o orçamento estiver apertado.
A pesquisa também revelou que entre os que planejam gastar menos, 37% estão enfrentando dificuldades financeiras e 28% buscam economizar.
Nesse contexto, “optar por presentes com valor sentimental, não apenas financeiro” é uma excelente alternativa, destaca Soaper.
“É uma oportunidade para os empreendedores oferecerem opções de presentes mais acessíveis, focando no volume de vendas. A dica é usar a criatividade e escolher presentes que combinem com o estilo do seu pai”, acrescenta.
Compras seguras
Com o aumento das compras durante esta importante data para o varejo, os golpistas também se aproveitam, especialmente no ambiente online.
Thiago Medeiros, diretor de negócios da Worldpay Brasil, alerta que “com o surgimento de novos produtos digitais, os golpistas têm explorado essas oportunidades, principalmente para obter dados de pessoas físicas e jurídicas”
Apesar das várias camadas de segurança digital, o especialista recomenda que os consumidores tomem as seguintes precauções:
- Desconfiar de sites novos que oferecem descontos muito atrativos;
- Realizar compras em sites conhecidos e certificados;
- Evitar abrir ou compartilhar links e vídeos de remetentes desconhecidos;
- Verificar se o endereço do site corresponde ao nome da loja onde se está comprando.