A maior obra rodoviária da América Latina, o Contorno Viário da Grande Florianópolis, finalmente é concluída após quase uma década de espera na região. Nesta sexta-feira, 9 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Renan Filho (Transportesinauguram em Santa Catarina o projeto que se destaca como a maior realização rodoviária recente do Brasil. Com uma espera que se estendeu por mais de 10 anos, o Contorno Viário da Grande Florianópolis é notável por sua grandeza e impacto. A obra recebeu um investimento de R$ 3,9 bilhões.
Como exemplo de engenharia e inovação, a rodovia foi projetada para otimizar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da área. Com 50 km de faixas duplas, seis pontos de acesso por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, a via permitirá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital, oferecendo uma alternativa eficiente e segura à BR-101.
A nova rodovia terá uma velocidade operacional de 100 km/h e foi projetada para ser plana, com curvas suaves e sem aclives ou declives acentuados, garantindo um corredor expresso sem necessidade de reduções de velocidade. A rota atenderá aproximadamente 18 mil caminhoneiros diariamente, reduzindo o tempo de percurso para 40 minutos e economizando 50% no tempo durante os horários de pico.
"Isso já era um sonho antigo, e muitos de nós pensávamos que nunca sairia do papel. Foi só nos últimos dois anos que começamos a ver a obra se aproximar da Rodovia", conta o caminhoneiro Everson Serafim, de 46 anos, sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Mais de 1,1 milhão de pessoas que vivem ou trabalham na região serão beneficiadas pela rodovia, com melhorias na qualidade de vida e geração de mais oportunidades de emprego.
**FLUXO DE CAMINHÕES** — Com a finalização do Contorno Viário, cerca de 18 mil caminhões diariamente utilizarão a nova rodovia, aliviando o tráfego na BR-101 entre Biguaçu e Palhoça. O motorista que optar pelo Contorno completará a travessia da Grande Florianópolis em cerca de 38 minutos, economizando aproximadamente 1 hora e 22 minutos nos horários de pico.
Os quatro túneis do Contorno Viário da Grande Florianópolis estão equipados com a mais avançada tecnologia de segurança disponível, incorporando um sistema completo que inclui iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de detecção e combate a incêndios, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de pista, telefonia de emergência e ventilação, entre outros recursos. Cada túnel contará com uma subestação para gerenciar automaticamente os sistemas, que estarão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).
**MEIO AMBIENTE** — Durante a construção, foram estabelecidos 13 programas ambientais para proteger os ecossistemas da região. Estas ações, reunidas no Plano Básico Ambiental (PBA), visam monitorar, controlar e minimizar possíveis impactos ambientais. O PBA inclui iniciativas como o resgate da fauna, a preservação da cultura indígena, o resgate da flora e o plantio compensatório.
Mais de 14 mil mudas foram plantadas para assegurar a conservação da biodiversidade local, com uma variedade de espécies nativas. Também foram removidas cerca de 56 mil plantas exóticas, ajudando na regeneração da restinga. Somente no caso do pinus, mais de 30 mil unidades foram retiradas.
A Baixada do Maciambu, localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça (SC), recebeu o reflorestamento de 166 hectares com mudas nativas, superando a exigência de 39 hectares prevista no plano. Sendo a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, o local foi preparado para garantir que as espécies cresçam até o tamanho adequado para o plantio.
Mais de dez sítios arqueológicos foram identificados e 7.990 artefatos foram resgatados e preservados em instituições especializadas. O IPHAN acompanhou o trabalho arqueológico da obra.
Na Grande Florianópolis, existem dez comunidades indígenas Guarani próximas às obras do Contorno. O Estudo de Impacto Ambiental (EIAdo projeto levou em consideração a situação social e histórica dessas comunidades, e foram desenvolvidas medidas de mitigação em colaboração com os próprios membros.