...

...

Venezuela: Resolução da OEA reforça exigência de atas e dispensa observação externa

Publicada em: 16/08/2024 17:33 - Notícias

Proposta dos EUA se alinha com a posição do Brasil; votação da nova resolução está marcada para esta sexta-feira (16)

 

A nova proposta de resolução da Organização dos Estados Americanos (OEAsobre a crise na Venezuela, liderada pelos Estados Unidos, reforça a exigência pela divulgação das atas de cada seção eleitoral, mas renuncia à observação externa do processo. O texto será votado em sessão nesta sexta-feira (16).

 

A proposta de verificação internacional foi o principal motivo pelo qual o Brasil e outros países rejeitaram a primeira versão, discutida em 31 de julho na OEA.

 

O novo texto, acessado pela Radio Informação, foi concluído na manhã de hoje. Segundo a avaliação da diplomacia brasileira, ele está alinhado com o tom do comunicado conjunto de Brasil, Colômbia e México emitido em 8 de agosto, aumentando assim as chances de aprovação.

 

Como reportado pela Radio Informação, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, sinalizou ao chanceler Mauro Vieira que os EUA estão abertos a contribuições do Brasil para uma nova proposta de resolução sobre a crise venezuelana.

 

A nova proposta da OEA também expressa preocupação com a preservação dos equipamentos e registros eleitorais impressos e solicita que as autoridades venezuelanas protejam representações diplomáticas e indivíduos em busca de asilo nessas instalações. O Brasil tem um interesse particular nesse ponto, pois assumiu a responsabilidade pela segurança de seis opositores do regime de Nicolás Maduro que estão refugiados na embaixada da Argentina.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...