Um grupo de torcedores se envolveu em tumulto com a PM; mais de 250 foram detidos.
Mais de 250 torcedores do Peñarol, equipe uruguaia, foram levados pela Polícia Militar para a Cidade da Polícia no início da tarde desta quarta-feira (23), após uma grande confusão na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com o governador do Rio, Cláudio Castro, eles serão escoltados para “fora do Rio”. “O Rio não é lugar para baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do estado os torcedores do Peñarol, que provocaram uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos”, escreveu no X.
A PM informou que o grupo praticou vários atos de vandalismo, incluindo saques e depredação de comércios e veículos na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes. Uma pistola foi apreendida com um dos detidos.
Em nota, a polícia mencionou que as equipes do Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOMe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChqforam chamadas para controlar a situação.
Além disso, houve um registro de furto de celular em um estabelecimento na Avenida Lúcio Costa, e o Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios (BEPE), que estava na área, foi acionado.
Após buscas, o celular foi encontrado com um dos torcedores e a ocorrência foi encaminhada à 16ª Delegacia Policial, na Barra da Tijuca. Um ônibus também foi incendiado durante o tumulto.
Devido à confusão, a pista da Orla no sentido Barra está temporariamente interditada na altura da Praça do Pontal, conforme informou o Centro de Operações Rio. O policiamento na região foi reforçado.