Confronto ocorreu durante operação da PM na zona norte da capital fluminense. Duas pessoas morreram e pelo menos cinco ficaram feridas durante uma ação policial na manhã desta quinta-feira (23no Rio de Janeiro.
A operação da PM resultou em tiroteios com criminosos na região de Cordovil, levando ao fechamento da Avenida Brasil por cerca de duas horas. A circulação de trens e ônibus também foi interrompida.
As vítimas fatais incluem um motorista de aplicativo de 60 anos, que foi atingido por um tiro na cabeça, e um homem de 48 anos, que estava dentro de um ônibus coletivo e foi atingido por uma bala perdida.
Durante o tiroteio, muitos motoristas e passageiros buscaram abrigo junto à mureta da Avenida Brasil. Em decorrência do confronto, 35 linhas de ônibus mudaram seus trajetos, e o metrô e o trem suburbano também sofreram interrupções. A Avenida Brasil foi totalmente liberada por volta das 09h40.
Aulas suspensas
As escolas na região suspenderam suas atividades devido ao tiroteio. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 16 unidades da rede foram impactadas, e uma escola estadual também foi fechada, conforme a Secretaria Estadual de Educação.
Transportes
A Supervia interrompeu a circulação de trens do ramal Saracuruna entre a Penha e Duque de Caxias no início da manhã, mas as operações foram normalizadas por volta das 10h. O BRT Transbrasil, que atravessa Cordovil, também suspendeu seu serviço.
A prefeitura informou que, entre 7h e 10h, várias interdições intermitentes foram realizadas na Avenida Brasil, a principal via que liga as zonas oeste e norte ao centro da cidade. Segundo o Rio Ônibus, o sindicato das empresas de ônibus da cidade, 35 linhas de coletivos urbanos foram afetadas pelo fechamento da Avenida Brasil, prejudicando todas as linhas que passam pela via com destino ao centro.
O município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2, que indica risco de ocorrências de alto impacto na cidade, devido a eventos previstos ou pela análise de dados de especialistas.