Os presidentes de 11 comissões permanentes da Câmara dos Deputados ainda precisam ser eleitos. As reuniões para oficializar as trocas de comando de oito colegiados estão previstas para esta terça-feira (12e quarta-feira (13). São 30 comissões temáticas fixas, das quais 19 tiveram os novos presidentes eleitos na semana passada.
A divisão dos comandos é feita anualmente. A preferência na escolha é dos partidos maiores e envolve acordos políticos. Depois de semanas de negociação, líderes partidários definiram a distribuição das siglas para este ano, mas nem todas as comissões foram instaladas. Alguns partidos ainda precisam oficializar as indicações de seus representantes.
Considerada prioritária, a Comissão de Fiscalização e Controle foi escolhida pelo governo principalmente para blindar ministros, já que o colegiado tem a prerrogativa de convocar quaisquer integrantes da equipe ministerial para prestar esclarecimentos. Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o deputado Zé Neto (PT-BAé cotado para ser indicado. A próxima reunião da comissão ainda não foi marcada.